Instagram Facebook Youtube

Blumenau amplia oferta de educação básica em canteiro de obras

Em maio deste ano foi iniciado em Blumenau o projeto que oferece aos trabalhadores do setor da construção civil do Vale do Itajaí a continuação dos estudos.
Desde o dia 08 de maio eles passaram a utilizar, além das ferramentas habituais, lápis, livros e computadores. Uma parceria entre a Frechal, SESI, entidade do Sistema FIESC e o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) de Blumenau foi decisiva para a realização deste projeto.

De acordo com a gestora de Educação do SESI na região, Rocheli Ronchi, 21 trabalhadores matricularam-se para o início das atividades. “As aulas serão realizadas em salas cedidas pelo Sinduscon e os industriários poderão concluir o ensino fundamental”. A campanha envolvendo os trabalhadores ocorre em mais de 15 canteiros existentes na região e que recebem constantemente a visita de mobilizadores do SESI. Construtoras como a Frechal, RR e Piastra apoiam a iniciativa e estimulam seus colaboradores a participar do programa.

Para o presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIESC, Nivaldo Pinheiro, o investimento em educação impacta em diversos aspectos. “Os reflexos serão percebidos na melhoria do processo produtivo, pois o profissional traz outros conceitos ao canteiro de obras, em aspectos como segurança, cuidado pessoal e manipulação de materiais”, comenta.

Saiba onde se matricular e como participar do programa:

Em Blumenau, as aulas são gratuitas para os trabalhadores e realizadas duas vezes por semana no Sinduscon, das 18h45 às 20h30. Ainda há vagas abertas e os interessados podem matricular-se no SESI, na Alameda Barão do Rio Branco, n° 521, ou no próprio sindicato na Rua Gustavo Salinger, nº 702. É necessário levar documentos pessoais como RG, CPF, carteira de trabalho com o número do PIS, além do histórico escolar, comprovante de residência e duas fotos 3x4.