Instagram Facebook Youtube

Entenda o novo sistema de cobrança nas contas de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que, a partir de Junho, todas as distribuidoras de energia elétrica do país adotem a fase de testes das bandeiras tarifárias. Este novo sistema de cobrança deve entrar em vigor somente a partir de 2014, porém a fase de testes inicia no próximo mês.

Saiba mais sobre este novo sistema de cobrança:

Dentro de um mês, as contas de luz vão começar a chegar de forma diferente à casa dos consumidores. Ainda sem valer para a cobrança, o início da fase de testes do sistema de bandeira tarifária incluirá símbolos coloridos nas faturas, indicando aumento no preço da energia caso o país passe por período de aperto de oferta como o atual.

Implantado apenas quatro meses depois da badalada redução nas tarifas de energia, tanto para consumidores residenciais quanto empresariais, o sistema é alvo de críticas por parte de especialistas e entidades de defesa do consumidor. A partir de 1º de junho como período educativo, mas com cobrança efetiva prevista para 2014, a adoção das chamadas bandeiras tarifárias transfere ao consumidor eventuais custos extras na geração de energia elétrica. Se entrasse em vigor agora, já significaria aumento na conta.

Como as hidrelétricas dependem da chuva e do nível dos reservatórios, nas situações em que há pouca água armazenada, pode ser necessário o acionamento de termelétricas, o que eleva o custo da geração, em razão do uso de combustíveis como gás natural, carvão, óleo e diesel.
– A bandeira tarifária não tem nada a ver com o consumo de cada indivíduo. Está relacionada à situação dos reservatórios. Portanto, vai atingir o pobre, o rico, o perdulário e o econômico. Não tem justiça nenhuma nisso. É um verdadeiro absurdo – afirma Roberto Araújo, diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico (Ilumina).

Com as mesmas cores das luzes dos semáforos, o sistema demonstrará ao usuário, na conta mensal, o grau de dificuldade no processo de geração da energia consumida na região – a bandeira vermelha significa maior custo e a verde, menor. No período de testes, as contas trarão as bandeiras que estariam valendo para efeito de cobrança caso o sistema já estivesse implantado.
Hoje, em todos os quatro subsistemas que compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN), a bandeira que seria exibida nas contas de consumo seria vermelha.








Dicas para reduzir o consumo e aliviar o bolso:

- Lâmpadas fluorescentes compactas são mais econômicas quando usadas em ambientes onde ficam acesas por mais tempo;

- Evite deixar a geladeira aberta por muito tempo e quanto menos abrí-la, melhor. Mantenha em boas condições a borracha de vedação da porta;

- Prefira eletrodomésticos com o selo da Procel ou etiqueta do Inmetro, pois são produtos que economizam mais energia;

- Pinte as paredes e o teto da casa com cores claras;

- Não reaproveite resistência de chuveiro queimada;

- Não guarde alimentos quentes na geladeira;

- Não forre as prateleiras da geladeira;

 
- Ao usar a lavadora de roupas, aproveite para lavar o máximo de peças possível, economizando água e energia;

- Ao passar as roupas, escolha a temperatura indicada para cada tipo de tecido;

- A luz colorida acesa em aparelhos em modo stand by indica que o equipamento está consumindo energia;



Confira a matéria na íntegra em: Jornal de Santa Catarina - Edição Nº 12872